A limpeza de pele consiste na remoção, por meio de técnicas e produtos, do excesso de oleosidade e de impurezas que poluem os poros da pele e que causam cravos, espinhas e os miliuns (bolinhas de sebo produzidas pelas glândulas sebáceas, porém não expelidas pela derme). Ela desempenha um papel importante para a higiene da pele, proporcionando uma renovação celular e um aspecto facial sadio.
Com o intuito de recuperar a viscosidade e brilho do rosto, alguns métodos específicos e itens de uma boa receita caseira são indicados para mulheres e homens de diferentes idades.
Os diferentes tipos de pele exigem cuidados específicos. Normal, seca, oleosa, mista, com cravos e espinhas, enfim, para cada uma existe um produto, técnica e frequência do tratamento adequado.
Além da consulta com um profissional especializado, as buscas por tratamentos caseiros é crescente. Contudo, os ingredientes e procedimentos utilizados merecem total atenção, pois podem causar efeitos adversos aos pretendidos pela pessoa.
A limpeza de pele deve ser uma prática diária na rotina de qualquer um. Entretanto, algumas dúvidas se encontram presentes no momento de se submeter a um tratamento em uma clínica estética ou então, no preparo de todos os itens necessários para uma limpeza caseira.
Para os que optam por consultas em clínicas estéticas, os intervalos entre os tratamentos atendem às necessidades específicas de cada pele. A limpeza indicada para a pele com espinhas tem frequência de uma vez por mês. Indica-se uma visita trimestral para peles oleosas, mantendo em casa um kit de higienização para manutenção diária. A mesma regra vale para as peles normais, variando o intervalo para um tempo maior.
Primeiramente, é importante ressaltar o que diferencia um dermatologista de um esteticista. O médico dermatologista é responsável por analisar e prescrever medicação ao paciente que se queixe de algum problema na pele. Já o esteticista é um profissional técnico especializado na higiene, beleza e bem estar corporal, aplicando e indicando produtos para a pele ou cabelo do cliente, porém, não podendo prescrever remédios.
Geralmente, a limpeza de pele no esteticista dura de 50 a 60 minutos, podendo ter até 8 passos dependendo do tratamento. Eis alguns deles:
A limpeza de pele com um profissional é sempre mais eficaz e seguro. O preço de uma sessão depende da clínica. Para quem deseja se profissionalizar na área, existem cursos específicos disponíveis em escolas técnicas especializadas por todo o país.
Obs: O peeling é um tratamento de pele utilizado para alguns fins como: combate ao envelhecimento e remoção de manchas da pele
Importantes dicas para você cuidar de sua pele!
⇒ Caso sua pele tenha muitas espinhas, procure um dermatologista. A infecção causada pela espinha pode se disseminar com um tratamento de limpeza inadequado.
⇒ Nunca esprema espinhas, pois a inflamação irá piorar.
⇒ Peles oleosas devem ser tratadas com produtos à base de Gel ou Oil Free (livre de óleo) que não contenham álcool. Este tipo pele não pode ser lavado mais do que duas vezes ao dia.
⇒ As peles secas devem ser tratadas com produtos cremosos e hidratantes.
⇒ Após a limpeza de pele, o aspecto de beleza e saúde só aparecerá após uns 2 dias.
⇒ O médico dermatologista é o profissional mais indicado para determinar um diagnóstico para o problema da sua pele.
⇒ Nunca se exponha à luz do sol sem aplicar o protetor solar.
⇒ Todos os tipos de pele devem passar por processos de limpeza. Profissionais como o dermatologista e o esteticista são pessoas habilitadas para determinar o intervalo entre um processo e outro.
⇒ A idade ideal para iniciar a primeira limpeza de pele é na puberdade.
⇒ A remoção de impurezas faciais em casa exige cuidados redobrados, pois qualquer pressão a mais na pele pode até provocar cicatrizes no rosto.
⇒ Recomenda-se espremer apenas as lesões superficiais, fáceis de se retirar. Recomenda-se, quando feita a limpeza de pele, não se expor por tempo prolongado ao sol, pois a melanina (substância responsável pelo escurecimento da pele) está em plena atividade. Ao sair da clínica, aguarde 48 horas para a exposição, aplicando, no mínimo, o filtro solar fator 15 para proteção. A limpeza também não deve ser feita em peles bronzeadas, pois as substâncias utilizadas para o procedimento podem causar o aparecimento de manchas que ficam mais evidentes quando o bronzeado some.
⇒ Quando desejar fazer limpeza de pele após o banho, o ideal é que a água esteja quente para abrir os poros.
⇒ Cosméticos que contenham ácidos em sua composição são proibidos de serem aplicados nas peles que passaram pelo procedimento, pois a sensibilidade é alta. Cremes oleosos também não são indicados, pois podem entupir os poros.
⇒ As grávidas que não tenham o hábito de limpeza incluído no cotidiano, devem evitar. Esses métodos podem causar interferência emocional, causando dores ou estresse, sendo prejudicial para a gestante.
⇒ É possível prevenir a pele do aparecimento de cravos. Basta seguir rigorosamente alguns cuidados caseiros que, em longo prazo, são suficientes para removê-los.
⇒ Porém, esse tratamento não tem o mesmo potencial que uma limpeza de pele em uma clínica de estética, sendo mais recomendável, quando com urgência, procurar um especialista.
⇒ Cuidado para não utilizar produtos inadequados para o seu tipo de pele. Eles podem causar ressecamento, ou fazerem o organismo produzir muito sebo, causando oleosidade e favorecendo o aparecimento de cravos e espinhas.
⇒ Não durma maquiada! A maquiagem entope os poros, fazendo o rosto encher-se rapidamente de cravos. O uso de demaquilantes é indicado para esses casos.
⇒ Cuidados básicos de higiene corporal com a pele devem ser feitos duas vezes por dia: ao se levantar e ao deitar, sendo imprescindível à noite, pois a pele ficou exposta aos agentes externos por todo o dia.
⇒ Para a aplicação de qualquer produto como máscaras, a pele deve estar limpa. Isso facilita a entrada dos agentes ativos.
⇒ Nunca, em casa, utilize fórmulas químicas de peeling facial.
⇒ Os cravos geralmente aparecem no T central do rosto, ou seja, a região que engloba testa, nariz e queixo.
⇒ Caso existam frutas cítricas na composição de seu esfoliante caseiro, ressalta-se a importância de enxaguar muito bem a área para retirar as substâncias e não correr o risco de ficar com a pele manchada.
⇒ Antes de fazer as unhas, experimente esfoliar levemente as mãos e os pés. Após esse processo, ambos ficarão macios.
⇒ A bucha vegetal é bastante indicada para esfoliação corporal. Ela deve ser trocada frequentemente, pois acumula bactérias.
⇒ A pele masculina costuma ser mais oleosa que a feminina. Ao fazer a barba com frequência, os homens devem se preocupar para não encravar os pelos, não ter excesso de oleosidade e cravos na pele. A esfoliação e limpeza auxiliam muito neste aspecto.
⇒ Depile a pele 3 dias após ter feito a esfoliação, pois esta auxilia contra os pelos encravados.
⇒ Quando for aplicar maquiagem no rosto, faça, sempre que possível, uma breve limpeza anteriormente.
Para quem sofre com as espinhas, o indicado é que faça o tratamento mensalmente. Para as peles oleosas, é importante comparecer ao consultório dermatológico a cada 3 meses e fazer a limpeza diária em casa.
Para pacientes com espinhas muito amareladas não é recomendado o uso da limpeza, pois pode piorar o problema. O ideal é realizar o procedimento após o sumiço das espinhas.
Não. O sol deve ser evitado por pelo menos 48 horas após a exposição ao sol com o um protetor solar também. Evite também o uso de cremes e produtos, pois podem manchar a pele e entupir os poros.
Ajuda a remover as células mortas, reduzir a oleosidade, manter a pele macia e desintoxicá-la. Também remove cravos abertos e fechados.
O ideal é que uma esteticista faça o procedimento porque possui treinamento específico para tal.
Cuide diariamente da sua pele pelo menos duas vezes por dia. Compre produtos específicos para sua pele: higienize, use um demaquilante, tonifique, hidrate e utilize um bom filtro solar.