A pele é o maior órgão do corpo humano e possui várias funções; por isso, precisa de cuidados internos e externos. Não adianta passar cremes, máscaras e se submeter a diversos tratamentos se sua alimentação não for equilibrada. Além disso, o uso incorreto de produtos e a falta de simples hábitos, como a limpeza diária e a ingestão de água, também podem dificultar os bons resultados. Tire suas dúvidas e veja muitas dicas para manter sua pele sempre limpa e saudável!
Tratamento de Pele (18 a 30 anos)
Nesse caso a melhor solução para mulher é prevenir a pele contra as consequências do tempo. É recomendável usar filtro solar e retirar toda a maquiagem antes de dormir com produtos específicos para o rosto. Além disso, limpe a pele com sabonete próprio para esse uso, esfolie a pele semanalmente e eventualmente visite uma esteticista para cuidados mais profundos.
Tratamento de Pele (30 a 50 anos)
Após os 35 anos a pele fica mais sensível, seca e perde elasticidade. Começam a surgir manchas causadas pelo sol, rugas e pequenas linhas de expressão. Diariamente lave o rosto e limpe com produto específico sem esquecer do filtro solar. Também é importante começar a usar um creme antirrugas pela manhã e noite.
A renovação celular reduz bastante, assim como a elasticidade e a hidratação da pele. Beba muita água para manter a pele mais hidratada. Lave o rosto com um produto específico para limpar a pele, hidrate e utilize o filtro solar. Escolha um creme firmador para ser usado antes de dormir. Consulte um dermatologista para saber mais informações sobre tratamentos específicos para a pele nessa idade.
Não adianta cuidar da pele apenas externamente, é preciso ter uma alimentação saudável e balanceada. Essa prática é importante para que a pele receba todos os nutrientes necessários.
Veja os efeitos que determinados alimentos proporcionam à pele:
Abacaxi: ajuda no combate à acne e tem enzimas que fortalecem o colágeno dando mais firmeza à pele.
Iogurte: ajuda no equilíbrio intestinal, o que influencia diretamente sobre o estado da pele.
Pepino: possui um papel importante para regeneração da pele.
Soja: combate o ressecamento e ajuda na elasticidade.
Laranja, limão, tomate, cenoura: melhoram as paredes dos vasos sanguíneos da pele, deixando-as mais oxigenadas. Também ajudam a combater a oleosidade e o envelhecimento precoce das células.
Feijão, lentilha, ovos, salmão e aveia: essenciais para a formação dos tecidos. São ricos em vitamina B6.
Agora veja os alimentos indicados para determinados problemas:
Onde encontrar?
O mundo da estética oferece diversos tratamentos de pele, para as mais diferentes finalidades. Mas é importante lembrar que todo e qualquer tipo de procedimento precisa ter o acompanhamento médico e deve ser feito em clínicas confiáveis. Veja os mais procurados:
O peeling é um tratamento utilizado para várias finalidades: combate ao envelhecimento, remoção de manchas, marcas, cicatrizes de acne e irregularidades da pele. Os peelings químicos provocam o desprendimento de camadas superficiais da pele por meio de algumas substâncias, eliminando as células mortas e dando lugar a uma nova pele livre de imperfeições. O peeling também é utilizado como um dos tratamentos para estrias.
Existem três tipos de Peeling:
» Superficial: tem como função eliminar irregularidades apenas na superfície da pele, agem por uma esfoliação da camada córnea, a camada superficial da epiderme composta por células mortas.
» Médio: atua na camada chamada derme, é uma aplicação um pouco mais profunda que age com maior intensidade, e permite obter o aumento da quantidade de elastina e de colágeno cutâneo. Persiste sobre a pele por mais tempo do que os peelings superficiais.
» Profundo: atinge as camadas mais profundas da derme, é mais agressivo e destinado à graves lesões e à peles muito envelhecidas. Permite resultados muito satisfatórios; porém, é o tipo peeling que se exige mais cautela, pois seu processo é complexo, delicado e sua recuperação mais longa.
O famoso botox bloqueia a liberação de acetilcolina, um neurotransmissor importantíssimo do sistema nervoso, através da toxina "botulínica". Isso faz com que as contrações dos músculos faciais sejam controladas e diminuídas. O resultado é o desaparecimento e suavização de rugas e marcas de expressão durante um determinado período. As aplicações devem ser feitas de três a seis meses, dependendo da dose aplicada e das condições do paciente.
O tratamento é considerado seguro quando se usa a dose adequada. Normalmente, a aplicação consiste em 4 a 5 agulhadas na região desejada.
Importante: O botox não é paralisa os músculos.
Curiosidade... Além de ser usado em tratamentos estéticos, o botox também é usado em tratamento de oftalmologia, neurologia e para diminuir o excesso de suor nas axilas e mãos.
O Lifting é uma cirurgia facial indicada para pessoas que não tiveram resultados satisfatórios em outros tratamentos. Ele age contra a flacidez da face e do pescoço, atuando sobre alguns músculos para "levantar" a face e diminuir o excesso de pele. Mas é necessário muito cuidado, pois possui riscos como todas as outras cirurgias.
O Thermacool é um aparelho utilizado em clínicas estéticas para tratamento de flacidez. Através de ondas eletromagnéticas ele provoca uma reação química, que promove a contração do colágeno e produz um estímulo para a produção de um novo colágeno, porém o resultado não é imediato. É um procedimento simples, sem cortes e lesões e totalmente seguro.
São aplicações de “fármaco” na pele que promovem a revitalização dos tecidos. No tratamento facial, utiliza-se um aparelho que emite cargas que auxiliam na abertura do poros, onde são aplicadas substâncias ativas. A mesoterapia é um método antigo; porém, muito utilizado até hoje não só para problemas com flacidez, mas também para outras irregularidades da pele.
Além dos tratamentos faciais, os métodos contra celulite também são muito procurados. E atualmente o mercado oferece um tratamento que promete atenuar os efeitos tão indesejados pelas mulheres.
Velashape é um equipamento que reúne as quatro tecnologias já conhecidas pelos tratamentos contra celulite: a radiofrequência, infravermelho, sucção e pressão mecânica.
A radiofrequência e o infravermelho provam o aquecimento, ou seja, aumentam o metabolismo das células gordurosas, diminuindo-as, e também estimulam a produção de colágeno, o que provoca melhorias na textura da pele. A pressão mecânica e a sucção possuem a função de ativar a circulação e eliminar as toxinas.
Mesmo com todos os produtos e tratamentos disponíveis, há quem prefira as receitas caseiras. Portanto, disponibilizamos aqui algumas receitas de máscaras faciais para diversos fins. Confira!
Máscara Facial: revitaliza e trata da pele
Amasse a banana até formar uma pasta e acrescente os outros ingredientes. Após formar uma mistura homogênea, aplique no rosto.
Amasse a polpa de abacate até formar uma pasta, e acrescente os outros ingredientes. Após formar uma mistura homogênea, aplique no rosto.
Amasse os morangos até formarem uma pasta, e acrescente os outros ingredientes. Após formar uma mistura homogênea, aplique no rosto.
Máscara Esfoliante: remove as células mortas, diminuindo a obstrução dos poros
Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar uma massa homogênea. Passe a máscara no rosto, massageando-o. A quantidade se divide em duas porções, aplique uma pela manhã e outra a noite.
Máscara para pele desvitalizada: vitaliza a pele
1 colher (sopa) de abacate amassado;
1 colher (sopa) de polpa de açaí;
1 colher (sopa) de mel;
1 morando amassado.
Misture todos os ingredientes até formar uma massa homogênea. Aplique sobre a pele e deixe agir de 15 a 20 minutos.
Máscara de Mel: hidrata a pele
Misture todos os ingredientes. Aplique sobre a pele uniformemente, e deixe agir por uma hora. Enxágue com água fria.