O primeiro registro de banho individual está datado por volta de 3000 a.C no Egito Antigo. Os egípcios realizavam rituais na água e dedicavam a seus deuses. Já para os gregos, o banho significava um momento de solicitar a proteção de Hera (deusa da honra dos compromissos). Em alguns locais do mundo, o banho é considerado um ritual sagrado e uma forma de celebrar uma data importante.
Na Idade Média, os banhos eram considerados ruins, pois era visto como algo que retirava a proteção da pele. Já em meados de 1880, os chuveiros tinham a aparência atual com o banho já se tornando uma rotina. No Japão, ocorreu um ritual diário com salas de banhos nas residências. No Brasil, a maioria das residências não possuía banheiros e surgiu no Rio de Janeiro a famosa Casa de Banhos Pheroux.
A pele humana possui muitas glândulas e o banho ajuda a retirar as sujeiras do corpo que foram adquiridos por agentes externos como a poeira. É um hábito para pessoas de todas as idades realizar. A falta de banho causa problemas na pele, mau cheiro e acarreta no surgimento de seborreia e piolhos, micoses e infecções. O sal grosso é um dos produtos que auxilia na hora do banho, pois ajuda a eliminar o estresse e diminui as dores no corpo, além dos sabonetes e sais de banhos.
A pele é formada por três camadas: epiderme, derme e tecido subcutâneo e é responsável por proteger o corpo de agressões externas, regular a temperatura do corpo e atuar como um sensor. As principais medidas adotadas para uma boa higiene da pele são a limpeza e a hidratação, que devem ser feitos diariamente.
As células mortas encontradas na epiderme devem ser retiradas constantemente, pois essas sujeiras acumuladas dificultam na respiração da pele. O corpo humano transpira e causa o odor corporal que, em alguns casos, acaba causando desconforto nas pessoas. Sendo assim, o uso de desodorizantes é necessário, já que eles neutralizam as bactérias que causam o mau cheiro.
A higiene pessoal é um conjunto de regras que garantem o bem-estar e o aspecto agradável das pessoas e é caracterizado pela limpeza não só do corpo como também do que vestimos, pensamos e comemos. A mudança na qualidade da higiene mundial, no decorrer dos anos, ajudou a reduzir o número de doenças infecciosas e resultou na melhoria da qualidade de vida de todos.
Assim como a higiene corporal, o sono é necessário para o descanso da mente e a garantia de repouso. Uma pessoa adulta deve dormir entre 8 a 9 horas por dia. O sono se faz necessário, pois se não dorme o necessário para descansar, a pessoa pode sofrer com o cansaço, depressão, fadiga, irritabilidade e dores musculares.