Higiene Corporal
Higiene Pessoal
Higiene Bucal
Tipos de Higiene
Falta de Higiene
Fale Conosco
Mapa do Site







Tipos de Higiene
Higiene Alimentar.
Higiene Alimentar

É um dos tipos de higiene mais importantes, pois a ingestão de alimentos contaminados prejudica o funcionamento do corpo humano e causa doenças como verminoses. Os alimentos devem ser desinfetados e manuseados de forma limpa, sem que ocorra a contaminação nesse processo.
 
Os locais onde os alimentos são guardados também devem estar limpos e organizados, além de serem refrigerados. As crianças e pessoas doentes devem evitar o consumo de alimentos requentados. Além disso, os alimentos devem ter seu prazo de validade verificado e o consumo de alimentos saudáveis, como frutas, verduras e legumes deve ser incentivado por todos.

A água corrente é a melhor maneira de higienizar alimentos. A manipulação deles sem a devida higiene pode causar problemas como diarreias, febre e infecções. Uma infecção muito conhecida é o caso da salmonela, que é contraída a partir dos ovos consumidos crus. O consumidor, por exemplo, tem direito a conhecer as dependências de um restaurante para verificar como os alimentos são preparados e pode procurar informações nos órgãos da Vigilância Sanitária e em Postos de Saúde.

Dicas para manter a higiene na alimentação:

-Os alimentos que ficam muito tempo congelados perdem seus nutrientes.

-Lave arroz, feijão e os demais grãos que utilizar, pois eles são produzidos com conservantes e podem danificar seu organismo;

-Não utilize a faca que cortou a carne crua para cortar outros alimentos;

-Ao comer saladas, descarte as folhas externas porque elas sofrem mais com a incidência dos agrotóxicos;

-Alimentos devem ser bem cozidos para que seja eliminada a possibilidade de contaminação;

-Não deixe que animais fiquem pela cozinha.

Higiene Mental

É o nome dado à parte da higiene responsável pela saúde mental, pois ela também deve sofrer uma limpeza. Está associada ao trabalho, estudos e descanso. O corpo humano necessita de repouso e um período para o lazer , para que a mente se distraia e descanse.
 
A mente se distrai com a leitura de bons livros, quando se escuta boas músicas e são assistidos a bons programas de TV, quando se vai ao cinema, quando há o cuidado pelas plantas e animais, dentre outros. Uma boa conversa com amigos e frequentar lugares prazerosos também ajuda na higiene mental.

5 passos para ter uma boa higiene mental

  • É necessário seguir em frente, ou seja, há momentos em que se torna necessário abandonar certas coisas e seguir em frente;

  • Seja positivo. Procure acreditar que as coisas podem mudar e seja persistente para conquistar o que deseja;

  • Aprenda com os erros dos outros. A maioria das pessoas teve alguma experiência, boa ou ruim, que possa ser um auxílio para você;

  • Não seja inerte ao que ocorre ao seu redor. As coisa mais importantes podem estar condicionadas em pequenas coisas e, às vezes, as pessoas não percebem devido à falta de humildade em compreender o que está a sua frente;

  • Compreenda seu problema para que possa enfrentá-lo melhor.

 

 


Quarto branco. Higiene Ambiental

A organização e limpeza de sua residência ou local de trabalho auxiliam na higiene corporal e proporcionam conforto e bem-estar para as pessoas. Em sua casa, os cômodos devem ser mantidos limpos e organizados, assim como a mesa onde você trabalha ou estuda.

A falta de higiene ambiental causa alergias que podem ser prevenidas com a manutenção das janelas abertas, limpeza diária da casa com produtos de limpeza e a troca dos forros e fronhas de forma semanal. Os animais devem ser mantidos do lado de fora da residência e os buracos e aberturas tampados para que não possam servir de abrigo para animais menores. Outros procedimentos para a manutenção da higiene ambiental é manter as lixeiras fechadas, não jogar lixo no chão, manter o ambiente ventilado e conservar a limpeza dos locais de convivência.


Higiene Infantil

Quando ainda é um recém-nascido, a criança deve ter as fraldas trocadas sempre que molhar. Deve, ainda, ocorrer a limpeza dos utensílios utilizados pelo bebê e a higiene mais importante é o banho. Elas devem usar roupas principalmente de algodão e que sejam confortáveis.

Higiene Genital

A higiene genital é uma necessidade de todas as pessoas, porém principalmente para as mulheres. Deve ocorrer nas partes intermediárias, tanto no vestíbulo vulvar e membrana himenal como nas partes externas, ou seja, nos grandes lábios, o períneo e a pele perianal.
 
As mulheres devem usar sabonetes neutros e os absorventes devem ser trocados regularmente no período menstrual. Deve-se evitar o uso de roupas íntimas apertadas , dando preferência às roupas íntimas de algodão. Use preservativos, mantenha os pelos púbicos aparados e faça a limpeza correta ao urinar, passando o papel higiênico de trás para a frente. Além disso, a visita ao ginecologista deve ocorrer regularmente.

Assim como as mulheres, os homens também devem realizar a higiene de seu aparelho genital. Os meninos, quando ainda são crianças, já devem ser ensinados a realizar a limpeza da região. Eles devem realizar principalmente a limpeza do orifício da uretra sempre que tiver relações sexuais ou após urinar.
 
A falta de higiene no pênis pode causar infecções e pode transmitir doenças sexualmente transmissíveis. Por isso, os homens devem limpar corretamente a glande com sabonete para que não ocorra contaminação. Além disso, não se deve raspar os pelos pubianos e somente apará-los. A região deve ficar bem seca e o preservativo deve ser utilizado nas relações sexuais.
Higiene social.
 
Higiene Social

Uma forma de higiene que preza o convívio harmônico entre as pessoas em locais como sua comunidade, escolas, trabalho, família, etc. As medidas adotadas para se obter a higiene social são: respeitar a faixa de pedestres, conservar as escolas, conservar os jardins públicos, não danificar locais públicos, tratar todas as pessoas com educação e gentileza sem nenhuma distinção, dentre outros.
 
 
Higiene Bucal   <<--  Tipos de Higiene  -->>  Falta de Higiene