Higiene Corporal
Higiene Pessoal
Higiene Bucal
Tipos de Higiene
Falta de Higiene
Fale Conosco
Mapa do Site







Falta de Higiene
Doenças causadas pela falta de higiene corporal
 
Dermatoses: O grupo das dermatoses está ligado à piodermites, que é uma infecção inflamatória provocadas por bactérias nas camadas da pele. São transmitidas pelo contato principalmente, durante os períodos quentes e úmidos.

Foliculites: São folículos pilosos inflamados que causam coceiras em locais com pelos.

Impertigo: É uma doença comum em crianças e ocorre pelo contágio da pele com locais que estejam contaminados. é mais frequente na região da face ou em partes do corpo que fiquem expostas a objetos engordurados. Ocorre a formação de bolhas que, posteriormente, transformam-se em feridas cobertas por uma crosta.

Larva Geográfica: Um verme que possui ovos, frequentemente encontrado em fezes de animais domésticos como cães e gatos. As larvas penetram na pele e se deslocam para a camada de pele, causando coceira. É recomendável que se evite andar descalço em terrenos ou praia que sejam frequentados por cães.

Micose de praia.Micose de Praia: Pode surgir em outros ambientes apesar de seu nome. É causando por um fungo que se espalha pela pele, causando manchas arredondadas na nuca, nas costas e no peito. Pode ser evitada com banhos diários e com o hábito de secar bem o corpo. O tratamento é feito com a utilização de antimicóticos.

Pé de Atleta: É uma micose que causa coceira e se manifesta entre os dedos. A pele descama com formação de machas vermelhas, rachaduras que coçam muito. A contaminação ocorre quando há contato dos pés descalços com pisos úmidos, banheiros e piscinas. Uso de sandálias e a secagem entre os dedos é importante para combater o pé de atleta. Pode ser utilizado um antimicótico e o médico deve ser procurado.

Invenções para a higiene pessoal

Papel Higiênico

Antes de sua invenção, a limpeza era feita com o uso de sabugos de milho, folhas e com a mão. A primeira fábrica é datada de 1857, nos Estados Unidos, e sofreu grande resistência das pessoas.

Banho


Os banhos só tornaram um hábito por volta do século XIX. O chuveiro foi inventado em 1867, pelo francês Merry Delabost.

Privada

A primeira privada foi utilizada pela rainha Elizabeth I, da Inglaterra; porém, era um modelo rudimentar. Em 1884, foi criado pelo inglês George Jennings o modelo de privada com descarga.

Sabonete

Foi considerado um artigo de luxo por um longo período. Começou a ficar popular após ter sua produção industrializada pelos americanos.
 
Escova de dente

Escova de dentes.As primeiras escovas de dentes foram inventadas na China. As pastas dentárias, que eram feitas de vegetais, começaram a ser usadas na limpeza da boca pelos povos Egito antigo e da Índia. As pastas mais modernas surgiram no século XX, nos Estados Unidos.
 
 
Tipos de Higiene  -->>  Falta de Higiene